sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Gentileza, favores e obrigações

Não custa nada ser educado. Nadinha.


Depois de publicar o post sobre conselhos e dinheiro (e da falta dele), me perguntei sobre o valor das coisas. Fiz uma lista mental, onde tentei organizar o que é prioridade para mim. Cheguei num veredicto surpreendente: gentileza, para mim, é essencial.



Já fui uma pessoa bem grosseira e tratava algumas pessoas com estupidez por esporte. Era escandalosa ao falar, rir e discutir. Queria mais espaço do que todos em qualquer lugar. Falava demais e escutava pouquíssimo o que as outras pessoas falavam. Minha memória era seletiva em 90% do meu tempo diário. Minhas qualidades foram esmagadas por esta personagem que insisti em alimentar por muito, muito tempo. Obnoxious was my middle name.

Sustentar esta personagem gastava todas as minhas energias. Tinha fome o dia inteiro, descontava tudo na comida. Eu era "magra de ruim", literalmente. Comia o dia inteiro e só emagrecia. Um dia, quis experimentar algo novo: fui gentil com alguém desconhecido. Esse alguém, genuinamente gentil, me retribuiu com sua amizade. Senti o poder da gentileza e nunca mais alimentei aquela parte rude de mim.

Sei exatamente o que as pessoas pensam quando são grosseiras. Não sei o porquê cada uma escolhe ser rude, são motivos diferentes para cada um. Sei que elas podem escolher, sempre. Elas escolhem serem rudes, porque para elas é divertido ver o outro ficar magoado, triste. É um esporte, um passatempo. Eu já fui assim. Hoje sei que é muito mais fácil ser gentil e não aceito desaforo de ninguém.

Ser gentil não é favor, é obrigação. Eu não lhe conheço, você não sabe nada sobre mim. Não há uma justificativa sequer para sua grosseria. A alternativa para isto só pode ser a gentileza. É simples, indolor, grátis. Por favor, com licença, obrigado, estimo melhoras, sinto muito, bom dia! Aprenda essas expressões e mude o mundo a sua volta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será exibido após a moderação da autora do blog.