sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Choro, o canto e as cores

Odeio chorar por tudo.

Fico irritada comigo mesma quando choro no meio de uma discussão, ou então de saudade de alguém. Tenho grande tolerância para o choro alheio, mas não gosto quando é comigo.
Odeio chorar só porque estou no período "monstrual" e os hormônios estão em ebulição.
Odeio chorar vendo vídeo de declaração de amor, lendo um livro, lembrando-me de um momento triste que tive na vida ou alguém que se foi e me faz muita falta.

Acho que os olhos cheios de lágrimas me impedem de ver toda a beleza e a tristeza desses momentos emocionantes. Um exemplo: eu chorei quando minha mãe me deu um micro-ondas de presente. Um micro-ondas, gente! Eu achei tão FODA que me desmanchei em lágrimas. (Desculpem o palavrão). Eu não conseguia dizer "obrigada" no telefone para ela. Foi ridículo! E até hoje se eu lembrar eu choro. (E lá vamos nós... tears, tears...)

Acho que o sentimento não deveria vir acompanhado de lágrimas, nunca. Não gosto de mostrar meus sentimentos a todo o momento, apesar de amar ter sentimentos. Estar vivo e se emocionar é maravilhoso, não trocaria por nada.

Daí eu vim fazer esse texto, porque toda vez que choro, penso tudo isso. Mesmas frases, mesma opinião, mesma raiva contida de ter que me esconder pra chorar por não gostar de mostrar minhas lágrimas a ninguém. Não sei de onde vem essa raiva e essa "vergonha" de ter lágrimas, afinal quase todo mundo chora. É uma cisma minha, eu carrego comigo aonde vou. Tenho raiva de chorar até sozinha.

A minha solução é cantar sozinha. Quando eu sinto que tem muita emoção guardada e que basta um sorriso da minha filha para me emocionar, eu canto um pouquinho. Às vezes, funciona. Tenho a mania de fazer palhaçadas o tempo todo e então imito a Christina Aguilera cantando o Hino Nacional e pronto, vem uma gargalhada minha, do marido, da filha, de quem está perto e aquela vontade de chorar passa. Quando não passa, eu escrevo. Tenho mais de 100 posts não publicados, escritos em momentos de choro convulsivo e incontrolado. E me ajuda bastante. Por isso, sempre faço a relação entre choro e canto. Sempre penso “se ele(a) estivesse cantando, não estaria chorando”. Pra mim faz muito sentido, como o branco (reflexão de todas as cores) é o oposto do preto (absorção de todas as cores). O choro é a absorção e explosão das cores do meu sentimento, enquanto que o canto é um escudo. Bateu, voltou.


Pronto, passou, gente! Voltemos ao trabalho. :)


8 comentários:

  1. Acabei de chorar por causa de uma discussão. hahaha, meu, sou muito chorona, nem tenho moral pra falar do assunto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não te dá uma aflição? Você quer refletir e o choro embaça tudo. rsrs

      Excluir
  2. Já eu sou o completo oposto, Cresci achando que chorar era algo horrível, uma demonstração de fraqueza, então nunca chorava. Meu pai me disse que quando eu fazia merda e ele me batia (muito raro) eu não chorava, ficava olhando sério para ele mas não chorava e então ele parava.
    Meu mais recente trabalho na terapia é exatamente me reconectar com essas emoções, tentar chorar, tentar botar pra fora algumas coisas já que todo esse mecanismo tem feito eu me tornar cada vez mais robótico, mais analítico e com um distanciamento não muito saudável dos sentimentos.
    Nas férias eu consegui chorar (e muito) na casa da Anne Frank. Chorei um pouco assim que desembarquei em Berlim também (meu grande sonho!) mas ainda acho que eu fico horrível quando choro e meus amigos podem corroborar isso.
    Odeio ver outras pessoas chorando, não sei o que fazer. O pior é quando é um homem chorando, me dá raiva. A vontade é de sacodir pelos ombros, dar dois tapas na cara e falar pra ele se compor, ser homem.
    Não acho legal, queria ter essa conexão com os sentimentos, me sentir um pouco mais humano e não ter medo de expor meus sentimentos desta forma mas realmente me sinto nu ou sem pele quando choro, completamente vulnerável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você é o meu oposto! o.O Sempre sei o que fazer quando alguém está chorando. Mostro meus sentimentos até demais. Mas, sendo o oposto não quer dizer que você é "menos humano", é uma diferença na educação e no modo de ver as coisas, só isso. :) Por exemplo, você não acha legal não chorar nunca, eu já não acho legal chorar por tudo! rsrs
      Esse conceito de que "chorar é coisa de mulher" é tão enraizado na sua vida e na nossa sociedade que te fez reprimir isso tudo, inclusive formando a sua opinião sobre outros homens chorando. Sem querer, penso assim também.
      Também fico péssima chorando! Aliás, quem fica lindo quando chora? rsrs

      Excluir
  3. Eu sou super chorona..e quer saber EU NÃO LIGO!! =]
    eu choro participando de amigo oculto, vendo videos fofos, assistindo realitys então.. valha-me nossa senhora das lágrimas. Mas eu queria muito aprender a me segurar aundo as lágrimas são de raiva ou frustração, porque essas eu não gosto de explicar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rsrsrs Eu não consigo "não ligar"... Um dia, quem sabe? :P
      Dói muito segurar lágrimas, não aprenda! Dói o peito, causa doenças, um horror! Experiência própria. Não explique se não quiser, mas chore.;)

      Excluir
  4. Eu sou do time da Sanna e da Lara. Um dia estava passeando com meus cachorros na rua e apareceu um cãozinho todo pequeno, magrinho e sarnento. Ele veio na minha direção latindo um choro que parecia saído de dentro da alma. Cheguei em casa aos prantos e disse pra minha mãe: "não consigo imaginar o monstro que abandonou esse bichinho na rua." e entrei chorando pro quarto. Chorei até quando o Corinthians ganhou a Libertadores.
    Pra mim, o choro é a maneira de extravasar uma emoção que ultrapassa os limites do "normal", seja ela boa ou ruim. E assim o faço sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, me inclua nesse time aí! rsrs
      Minha reflexão foi mais um desejo de ter outra maneira de extravasar isso tudo, não uma reprimenda ao ato de chorar. Eu não gosto de chorar, mas choro. E muito!

      Excluir

Seu comentário será exibido após a moderação da autora do blog.